10 mandamentos para cabelo encaracolado

Observe os dez mandamentos de cabelo encaracolado: as melhores dicas, produtos e cortes para tirar o máximo partido da sua textura natural.

GASTE MENOS SHAMPOO

A melhor maneira de lavar os cabelos encaracolados é com shampoo 100% sem sulfato, como o BONACURE Color Freeze.

O sulfato de sódio, é o ingrediente chave na maioria dos shampoos tradicionais, tem um pouco de sal e detergente, é muito agressivo para a maioria dos caracóis.

Sem agentes de condicionamento suficientes, pode levantar as cutículas do cabelo, deixando os cabelos secos e crespos. Para aqueles que procuram ainda mais hidratação, considere uma fórmula chamada “co-wash”. A co-lavagem (o termo da comunidade de pessoas com caracóis para lavar cabelo com condicionador) resultou no aumento de condicionadores de limpeza; como o Acondicionador de Limpeza Joico Moisture + Acondicionador, que mistura água e óleos sob a forma de detergentes abrasivos. Nenhuma abordagem produzirá uma espuma rica e satisfatória, mas ambas resultam em vários caracóis mais brilhantes. Para os cabelos finos, lave todos os dias, aqueles com pontas grossas geralmente podem passar três ou mais dias sem lavar.

 

 HIDRATAÇÃO, HIDRATAÇÃO, HIDRATAÇÃO!

Mencionamos a hidratação? Quanto mais ondulado o cabelo, mais tempo leva para que os óleos naturais viajem do couro cabeludo até às extremidades, fazendo com que a metade inferior pareça seca. Comece a adicionar a hidratação no banho para proteger e hidratar todos os fios, use também um produto de styling que funciona como um leave-in, como o KMS Moist Repair Revival Cream. Apenas certifique-se de escolher a fórmula certa para fornecer volume.

 

CONFERE TEXTURA AO SEU CABELO COM ELE MOLHADO!

Combata o frizz e evite uma sensação de rigidez e firmeza aplicando produtos antes mesmo de sair do chuveiro. Use os dedos para aplicar produtos desde as raízes até as extremidades, esfregue e aperte em direção ao couro cabeludo.

 

LEIA OS INGREDIENTES DOS PRODUTOS QUE USA!

Produtos de styling com alto teor de álcool dão textura – sugam toda a hidratação.

O spray normalmente contém mais álcool, comparado com gel e mousses.

Recomendamos gel solúvel em água, que não seja pegajoso e mousses ou espumas aerodinâmicas que se assemelham a claras de ovos batidos, para aumentar a plenitude do cabelo e controlo. Nós gostamos e aconselhamos KMS Curl Up Control Cream e JOICO Curl Controlling Anti Frizz Styler.

 

SOSSEGUE O SEU CABELO!

Quanto mais manuseia os cabelos encaracolados, mais revolve a cutícula, criando frizz. A chave é reduzir o atrito, então pare de esfregar os cabelos húmidos com uma toalha NORMAL  e, em vez disso, troque por uma tolha de microfibra (depois de aplicar o produto de sua escolha). Evite também o contato com lenços grossos de inverno, blusas e casacos, o que também pode contribuir para a confusão no cabelo e procure chapéus e capuzes de cetim.

 

ASSEGURE-SE QUE USA UM DIFUSOR!

Seque cada secção do cabelo em pequenas partes com um difusor e uniformemente para um visual cheio. Depois de aplicar um produto que protege o calor, vire a cabeça para baixo e use o difusor diretamente nas raízes e no meio do comprimento, assegurando-se de que esta a secar completamente para bloquear o volume.

Deixe o cabelo meio seco, porque o final tende a deixar o cabelo mais danificado.

 

UTILIZE UM PENTE DE DENTES LARGOS!

As cerdas destroem os cabelos, perturbam a formação de ondas e criam uma nuvem de frizz. Use os seus dedos para revirar os caracóis e utilize JOICO Curl Refreshed Reanimating Mist. Também pode fazer o seu próprio produto de styling, combinando uma parte do seu condicionador regular com quatro partes de água da torneira numa garrafa de spray.

Misture-o por completo e depois esfregue suavemente. Para soltar os cabelos emaranhados use um pente de dentes largos.

 

LIMITE O CALOR SOBRE O SEU CABELO!

O excesso de calor altera as proteínas que dão aos caracóis a sua forma espiral. Ao longo do tempo, as ondas ficam mais desfeitas. Limite a secagem para apenas duas vezes por semana, e se utilizar um ferro, não use mais de 400 graus. Se notar que os seus caracóis perderam a sua textura, não use fontes de calor e use uma máscara no banho como Joico Moisture Recovery Treatment Balm.

Uma vez que o cabelo está exposto, novas ligações de hidrogênio começam a formar-se e a restaurar o padrão de ondulação.

 

DURMA NUMA ALMOFADE DE SEDA

O algodão absorve a humidade do seu cabelo, causando frizz. As fibras de algodão também puxam os cabelos enquanto você se mexe na cama, o que pode levar à quebra.

Uma fronha de seda reduz o atrito e mantém o cabelo suave.

 

DEVE AMAR O SEU CABELO, INDEPENDENTEMENTE DE TUDO!