Dia Mundial da Fotografia

A celebração da fotografia tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1837. A primeira fotografia que há registo tem a data de 1826 e foi concebida pelo francês Niépce. Foi realizada com uma placa de estanho, coberta com betume branco e exposta durante cercas de 8 horas à luz solar.
Imensas são as redes sociais que utilizam a fotografia como principal ativo, exemplo disso é o Instagram que conta com mais de 500 milhões de utilizadores.
Nesta data, em Portugal, são realizados workshops, mini-cursos gratuitos, de modo a incrementar esta perícia.

Sabia que?

– Em 1981, a Sony revolucionou o mercado da fotografia ao lançar a primeira máquina fotográfica com tecnologia digital para o consumidor. Ela custava US$ 12 mil dólares e armazenava até 50 fotografias

 

– A fotografia em série deveu-se a uma aposta.  Um americano rico e apostador em corridas de cavalos, defendeu com um grupo de amigos que por um momento o cavalo podia ficar suspenso no ar, sem que nenhuma de suas patas tocasse o solo.

Para provar a teoria, o americano contratou Muybridge, um fotógrafo inglês. No percurso do cavalo foram instaladas 14 camaras, ao se movimentar o animal cortava o fio e acionava assim as camaras. Foi aprovada a teoria do Americano que ganhou a aposta.

 

– Os olhos vermelhos nas pessoas nas fotografias devem-se ao facto de em ambientes com pouca iluminação as pupilas ficarem dilatadas, facilitando a entrada de luz.

Ao disparar o flash, a luz entra nos olhos e reflete os vasos sanguíneos de retina.

 

Henri Cartier- Bresson foi considerado o pai do fotojornalismo, Steve McCurry é o famoso fotografo do National Geographic, responsável pelo registo da famosa imagem da Menina Afegã, cujo rosto foi capa da revista e reconhecido por todo o mundo.

James Nachtwey é o mais ocupado dos fotógrafos profissionais do mundo.

Estes são alguns dos nomes dos melhores fotógrafos do mundo.

Lembre-se que a fotografia consegue elevar um momento à eternidade e ver o mundo de outra perspetiva.