O que deve saber sobre o cabelo do seu bebé

Como sabe, nem todos os recém-nascidos nascem calvos, mas com um toque de cabelo grosso. Enquanto alguns destes bebés nascem com cabelos perfeitamente penteados, outros parecem que estão a ter um dia de cabelo mau, com um Mohawk, estilo punk, ou cheio de tufos.

Ninguém sabe realmente porque alguns bebés nascem com muito cabelo, embora os especialistas acreditem que provavelmente tem a ver com as hormonas maternas e a sua genética.

Seja qual for o penteado do seu bebé, não se preocupe muito (nem fique muito focado nisso). Os cabelos de hoje num recém-nascido, desaparecerão amanhã.

 

Há algumas coisas que deve saber sobre o cabelo do seu recém-nascido: 

 

-Perda de cabelo do recém-nascido 

Se você ficar surpreendido pela cabeleira maciça do seu bebé, apenas espere… Todo esse cabelo pode desaparecer. Os recém-nascidos são como um golden retriever nos primeiros seis meses (alguns podem ter muito cabelo e lustroso e de repente viram um careca). Isto é porque todas as hormonas da gravidez (que lhes podem ter dado cabelo grande, também) saem após o nascimento, para que o cabelo do seu bebé pare de crescer.

-Crescimento de cabelo do recém-nascido 

Felizmente, a fase telógena segue-se de forma bastante rápida (ou mesmo simultaneamente) pelo novo crescimento do cabelo. Mas o cabelo do bebé que cresce de novo, pode não ter nada a ver com aquele que veio no nascimento do seu pequeno. A cor e textura muitas vezes mudam novamente, graças às hormonas, para que o seu cabelo grosso e escuro reapareça, muito mais fino e mais leve. O vermelho pode dar lugar ao loiro. Encaracolado pode ficar liso. Nunca se sabe. Eventualmente o cabelo do seu bebé crescerá e ficará menos parecido com um punk e mais como o bebé penteado dos seus sonhos.

Quando isso acontece pode ser qualquer hipótese… (é diferente para cada criança). Alguns terão uma nova quantidade de cabelo por seis meses, alguns não, durante dois ou três anos.

 

Até lá, veja como cuidar de qualquer cabelo que o seu bebé tenha: 

Não lave o cabelo do seu bebé todos os dias. Especialmente aos recém-nascidos, não há necessidade. Aplique o shampoo rápido quando dá banho ao seu bebé, não necessita ser mais do que duas vezes por semana.

Seja gentil, use um shampoo de que não cause lágrimas. Uma massagem muito rápida do couro cabeludo pode acelerar a perda ou quebra de cabelo.

Penteie o cabelo do seu bebé com uma escova de cerdas macias ou um pente de dentes largos, para não encravar em nós ou puxar o cabelo do seu bebé.

Evite bandoletes ou apanhados que puxem o cabelo do seu bebé para trás com demasiada firmeza, porque pode danificá-lo.

Se o bebé precisar de uma aparadela rápida mais tarde para parecer apresentável, pode fazê-lo.

Basta fazê-lo quando ele estiver descansado e alimentado, o que o fará estar menos irritadiço. Neste caso também pode entretê-lo com alguns brinquedos para distraí-lo.