Como escolher os produtos de acordo com o seu tipo de cabelo

Este guia irá ensinar-lhe quais os produtos certos para o seu tipo de cabelo e dizer-lhe exactamente como usá-los.

Se o seu cabelo é fino e liso

Utilize um shampoo e condicionador de volume. Use o condicionador apenas nas pontas do seu cabelo e enxagúe muito bem. Use spray de protecção contra o calor, aplique-o nas pontas em cabelo húmido e em seguida aplique um pouco de espuma e penteie. Isso irá dar volume e definição ao seu cabelo. Deverá também optar por adquirir um shampoo seco, pois dará textura, aderência e volume ao cabelo fino escorregadio, e ele pode ser usado todos os dias. Claro que irá precisar de lavá-lo passados alguns dias, pois irá perdendo o volume por si próprio.

Evitar: Óleos e sérum de silicone (eles pesam em cabelos finos).

cabelos lisos

Se o seu cabelo é grosso e liso

O seu cabelo tem textura para qualquer estilo, apenas precisa de tempo e paciência. Comece por utilizar umas poucas gotas de óleo na palma da mão e passe-as em cabelo húmido, secção por secção, de seguida coloque uma pequena quantidade de creme para pentear.

Dica: Se trabalhar o seu cabelo de baixo para cima, (da nuca para o topo da cabeça) não irá torná-lo pesado.

Os sprays de brilho são seus amigos, porque o volume do seu cabelo pode faze-lo parecer apagado. Finalize com um spray de brilho aplicando-o nos meios e pontas.

Evitar: Produtos de volume.

Se o seu cabelo é afro

Os cabelos afros, requerem um certo cuidado no que diz respeito aos produtos de styling. O seu cuidado deve começar na sua rotina diária. Na lavagem utilize um condicionador super hidratante e ao enxaguar não o retire por completo, o que vais fazer que o cabelo fique mais sedoso e hidratado. Após a lavagem, aplique um condicionador leave-in. Para mais brilho e definição, enquanto o seu cabelo não esta totalmente seco, torça grandes pedaços de cachos em torno de seus dedos (com uma “generosa” quantidade de sérum) e depois largue-os. Regra geral, opte por produtos cremosos.

Evitar: Qual produto com álcool ou grande poder de fixação e shampoo secos.

Se o seu cabelo é ondulado

O cabelo ondulado precisa ser controlado devido ao seu efeito frisado. Mas isso não significa que você deve afogá-lo em shampoos ricos e produtos de styling. Se você estiver a usar um bom shampoo e condicionador anti-frizz (a maioria de que têm silicone no primeiro punhado dos ingredientes), escolha produtos de styling mais ligeiros que contenham óleos naturais em vez do silicone, e eles suavizarão as suas ondas sem as sufocar. Se as suas ondas precisam de um pouco de persuasão para atingir seu pleno potencial, sprays de sal são melhores do que géis ou cremes de caracóis (o gatilho de bomba permite se espalhem mais uniformemente). Uma vez aplicados deve-se deixar secar naturalmente. Se depois de completamente seco as sua pontas parecerem um pouco encrespadas, aplicar um pouco de sérum com a ponta dos dedos.

Evitar: ceras (demasiado pegajoso); géis (muito duros); cremes de alisar (muito pesado)

cabelos ondulados

Se o seu cabelo é encaracolado

Você precisa combater o frisado e manter hidratação. Use shampoos sem sulfatos, que não irão secar o seu cabelo, e condicionadores ricos (com silicone ou pantenol), que selam a humidade. Mas saiba seus limites: Os cachos finos podem absorver tanta hidratação que poderão pesar e ficar lisos.

Nos dias que não lavar o seu cabelo, basta humedecê-lo com um pouco de água, pressionando os seus caracóis com as mãos e finalize com um pouco de condicionador nas pontas. Para manter os seus caracóis ao longo do dia, borrife-os com um condicionador leve misturado com um pouco de água sempre que necessário.